quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dica de DVD/Blu-ray da semana: Um Olhar do Paraíso-Steven Spielberg e Peter Jackson


Dois nomes de (muito) peso do mercado cinematográfico se unem para adaptar para as telas um livro de sucesso: Steven Spielberg na produção e Peter Jackson na direção. Obviamente, com enorme expectativa. O resultado é Um Olhar do Paraíso, tragédia emotiva e perturbadora baseada no livro de Alice Sebold.

Assim como no clássico Crepúsculo dos Deuses, Um Olhar do Paraíso também tem sua história contada por um narrador “morto”, ou seja, por uma personagem assassinada. Mas as semelhanças ficam por aí. Enquanto o filme de Billy Wilder usa (e ousa) o recurso como sarcasmo, o de Peter Jackson trilha o caminho do trágico para contar um drama familiar. 
                   Saoirse Ronan, perfeita em mais ótima interpretação
Nos anos 70, a adolescente Susie (Saoirse Ronan, de Desejo e Reparação) é a filha perfeita de uma família perfeita. Até se transformar em vítima fatal de um criminoso sexual (Stanley Tucci, ótimo, bastante modificado por uma maquiagem especial). Assim que é morta, Susie é transportada para uma espécie de limbo, de onde passa a acompanhar duas das maiores dores que um ser humano pode vivenciar: o terrível sofrimento de sua família, que começa a desmoronar após a perda, e o desejo de vingança contra o seu algoz. Sua alma só poderá ser finalmente libertada das dores humanas após superar estas gigantescas barreiras.
Tratando destes temas, obviamente o filme é denso e pesado, como não poderia deixar de ser. O roteiro acerta no clima de suspense ao fazer a narradora dizer à plateia que será morta e adiar a cena do assassinato por vários minutos, que se tornam cada vez mais intensos pela expectativa gerada. São particularmente emocionantes e doloridos os momentos em que Susie ainda não sabe que morreu e sai pela cidade em busca de seus pais. Porém, mostrar visualmente o que acontece após a morte é sempre um desafio ingrato. Era necessário não cair nos velhos lugares comuns de nuvens e seres vestidos de branco, nem repetir a experiência de gosto discutível de "Amor Além da Vida". A solução encontrada é satisfatória: o limbo de Susie reflete seus sonhos, medos e aspirações de menina. Se, às vezes, resvala no kitsch ou lembra o planetinha de O Pequeno Príncipe, tudo está justificado pelo fato do limbo ser uma projeção dela própria. E a cena dos barcos engarrafados se quebrando na praia por si só já é um belo momento mágico.
                         Stanley Tucci, da um show de interpretação
Além do tema difícil, repleto de sofrimentos e perdas irreparáveis, Spielberg e Jackson ainda tinham de driblar a sempre complicada questão da verossimilhança, ou seja, fazer o público realmente acreditar que é possível uma pessoa morrer e ficar, do outro lado, acompanhando o que acontece por aqui. E nada melhor para resolver questões desta ordem que um elenco competente. Sábia decisão. Além dos já citados Tucci e Saoirse, o elenco é completado por outros nomes de peso que dão conta do recado,como Mark Wahlberg, Rachel Weisz e Susan Sarandon.
                   Mark Wahlberg, faz o chefe da familia Salmão 
Há, contudo, dois senões. O primeiro tem se transformado numa constante nos filmes mais recentes: o excesso de narração em off, como se o diretor não acreditasse na força de suas próprias imagens e se visse na necessidade de “explicar melhor” ao público, verbalmente, o que está acontecendo. Possivelmente seja uma concessão comercial, mas o recurso pouco cinematográfico nesse caso funciona pois sublinha as origens literárias do projeto. E o segundo é uma visível hesitação nos momentos finais, no qual  como reza a tradição dos grandes filmes comerciais norte-americanos  tudo deve ser muito amarrado e explicado, sem dar margem a eventuais interpretações por parte do público. 
               Rachel Weisz, presença pouco aproveitada no longa.
Em se tratando de um projeto Spielberg/ Jackson, dois nomes que conhecem tudo de bilheteria, certamente Um Olhar do Paraíso busca o grande público e, por isso mesmo, se preocupa sempre em aparar as arestas, em não deixar pontas soltas nem ir demasiadamente fundo nos subtextos. 
      Susan Sarandon, mesmo com um papel reduzido, faz a diferença.
Não há ironia no paraíso, mas talvez haja na frase final de Susie, desejando "uma vida longa e feliz" para nós. Dentro desse filme onde tudo é bicolor onde predomina o azul e amarelo, Jackson transformar seu trabalho em um filme edificante e feliz, com uma visão adocicada do mundo e da morte. Consegue oferecer uma lição. Uma lição de como fazer cinema! O filme vai alem da pipoca e é uma ótima oportunidade para reunir a família ou ver com quem você gosta! 
Nota do Foose:10
O que você espera desse filmes? Já Viu um desses Filmes? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internaltas!

5 comentários:

  1. Eu gostei desse filme, da maneira que ele retratou a vida após a morte, onde vc fica preso naquilo em que ainda é forte em vc. A fotografia do filme então, foi show de bola!

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo teu comentario!
    significou muito para nós...e sempre bom ver alguem elogiar o nosso trabalho!
    eu não vou deixar que esses "supermen's" nos deitem abaixo!
    continua o magnifico trabalho aqui no blog!
    bjs!
    adicionei te aos meus parceiros!!

    ResponderExcluir
  3. mais um filme que vou assistir graças a tuas dicas. Valeu! até agora não me arrependi ou discordei de tuas análises.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fosse,

    Não vi ainda este filme, mas a dupla é muito boa e o visual me pareceu legal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. O mesmo blog em novo endereço
    Pessoal, parece que algumas pessoas ainda não perceberam, mas o blog Foose está em outro endereço desde o dia 22/10/10. Peço para vocês, fiéis leitores deste humilde blog, que atualizem seus favoritos para o novo endereço. Agora é: http://setimaart.blogspot.com/
    Obrigado.
    Atenciosamente:
    Foose
    ===============================
    agentefoose@gmail.com
    ===============================
    http://setimaart.blogspot.com
    ===============================

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, elogios ou crítica para que possamos fornecer cada vez mais conteúdos desenvolvidos para VOCÊ e com VOCÊ! E lembrando a todos que não é necessário se cadastrarem como seguidores para comentar (existe até a opção anônimo). Só não vale xinga a mãe!