quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Crítica da Semana: O Último Exorcismo


Com méritos e deméritos, O Último Exorcismo é um bom filme. Usando o conceito de falso documentário, o filme mostra a filmagem de um suposto exorcismo realizado pelo Pastor Cotton, que após ler sobre a morte de uma criança em um exorcismo, perde a fé no exorcismo, e está disposto a filmar e demonstrar como tudo é uma fraude.


A primeira parte do filme é a introdução do documentário. Conhecemos Cotton, sua família, suas motivações. Este pedaço do filme é bem construído, permitindo ao espectador se importar com Cotton, que não deixou de ser um membro da igreja, mas começa a desacreditar na exorcismo de demônios depois de atribuir a cura de seu filho deficiente à ciência, e não à Jesus Cristo.
Cotton concorda em filmar a exorcismo de uma garota chamada Nell, tentando provar que todo o ato é uma farsa. É recebido com hostilidade por Caleb, irmão de Nell, porém Louis, pai da garota, o recebe com bastante esperança. A partir daí Cotton monstra para a câmera todos os peculiares métodos de exorcismo.

Para um filme relativamente curto, O Último Exorcismo demora a engrenar. A trama se preocupa até demais em não tornar o filme desnecessariamente frenético, embora consiga manter o clima tenso durante todo o filme. Apesar de curto, o filme não é muito objetivo, demonstrando grande teor de humor em seus primeiros minutos, principalmente nas demonstrações quase teatrais de Cotton em seus exorcismos.

Demorando a empolgar ou não, o filme funciona, mas de modo diferente do que inicialmente achávamos de sua proposta. As esperadas doses de terror não estão presentes, e não existe muitas cenas assustadoras. A câmera trêmula é responsável pela estrutura de documentário, porém é pouco utilizada na hora de assustar o público. É importante ressaltar que a constante mudança de sentimentos entre os poucos personagens, principalmente Louis e Cotton, contribuem muito para a alma renovada do filme. O pequeno elenco é competente, com destaque para Patrick Fabian, como o Pastor Cotton, e Ashley Bell, que surpreende como a simpática porém possessa e contorcionista Nell. Apesar de toda a estrutura peculiar e proposta aterrorizante, O Último Exorcismo é um filme de personagens, e são eles que carregam as emoções da trama

Com uma história muito bem amarrada, surpreendente e tensa, O Último Exorcismo entrega alguns sustos e boas doses de suspense. Mas não aterroriza... mesmo assim vai além da pipoca e para quem gosta de terror com uma boa historia, vai adorar!
Nota do Foose: 7
Sinopse:
Quando o reverendo Cotton Marcus vai para a fazenda rural de Louis Sweetzer, na Louisiana, nos EUA, ele espera realizar mais um exorcismo de "rotina" em um perturbado fanático religioso. Sweetzer, um fundamentalista, contatou o pregador carismático como último recurso, certo de que sua filha adolescente, Nell, é possuída por um demônio que deve ser exorcizado antes que aconteça uma tragédia inimaginável.Com a consciência pesada, depois de ganhar dinheiro de crentes desesperados, Cotton planeja filmar um documentário do seu último exorcismo. Mas, ao chegar à fazenda da família, ele percebe que nada poderia tê-lo preparado para o verdadeiro mal que ele irá encontrar. Agora, tarde demais para voltar atrás, o reverendo e sua equipe precisam encontrar uma maneira de salvar Nell - e a eles próprios - antes que seja tarde demais.
Ficha técnica do filme:
Diretor: Daniel Stamm
Elenco: Patrick Fabian, Ashley Bell, Iris Bahr, Jamie Alyson Caudle, Louis Herthum, Shanna Forrestall, Tony Bentley, Allen Boudreaux
Produção: Marc Abraham, Thomas A. Bliss, Eric Newman, Eli Roth
Roteiro: Huck Botko, Andrew Gurland
Trilha Sonora: Nathan Barr
Duração: 80 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Terror
Distribuidora: PlayArte Site oficial:http://thelastexorcism.com
O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internaltas!

3 comentários:

  1. Ah, cara, este é um filme que acho que vou esperar chegar em DVD, hehehehe. Cinema, spo se for muito bem acompanhado.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. O mesmo blog em novo endereço!
    Pessoal, parece que algumas pessoas ainda não perceberam, mas o blog Foose está em outro endereço desde o dia 22/10/10. Peço para vocês, fiéis leitores deste humilde blog, que atualizem seus favoritos para o novo endereço. Agora é: http://setimaart.blogspot.com/
    Obrigado.
    Atenciosamente:
    Foose
    ===============================
    agentefoose@gmail.com
    ===============================
    http://setimaart.blogspot.com
    ===============================

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, elogios ou crítica para que possamos fornecer cada vez mais conteúdos desenvolvidos para VOCÊ e com VOCÊ! E lembrando a todos que não é necessário se cadastrarem como seguidores para comentar (existe até a opção anônimo). Só não vale xinga a mãe!