quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dica de DVD/Blu-ray da semana: Os casos 39 (Caso 39 – Case 39)

Mas como assim ? Bom, eu não escrevi o nome errado, só que temos dois filmes completamente diferentes um do outro! Um no trailer e um no cinema!  Mas vamos iniciar com o Caso39 que foi para o cinema!  Caso 39 é um filme de terror bem acima da média.  Com as filmagens encerradas desde 2007, a produção enfrenta graves problemas de distribuição e pós-produção, com cenas para refilmagem e outros curiosos casos de bastidores. Tal fato se mostra bastante estranho: o filme é protagonizado por uma ganhadora do Oscar (Renée Zelweger, de Cold Mountain) e, se comparado a outros filmes da mesma linhagem, sai com saldo bastante positivo. A direção é de Christian Alvart.


A trama gira em torno da assistente social idealista (Zellweger) que luta para salvar uma adolescente das mãos de seus pais abusivos. No entanto, a mulher descobre mais tarde que a garota não é tão inocente quanto parece e a situação é mais perigosa do que ela jamais poderia imaginar. Lilith Sullivan, a tal menina misteriosa é o caso adicional que a assistente recebe em sua mesa, chamado Caso 39. 
Ao adensar nas investigações, Zelwegger descobre que os pais querem mandá-la para o inferno, segundo relato próprio da menina. Enfrentando a todos, a assistente acaba por desmascarar os pais da garota, conseguindo inclusive a custódia da menina. Tem-se ai, um novo começo para a pequena Lilith (a ótima Jodelle Ferland ).
Caso 39 traz um excelente trabalho de som, além de sugar da fonte de outros filmes de terror bem realizados, como A Profecia e O Chamado: é um telefonema misterioso ou um cachorro ameaçador que aparece do nada. 
Com poucas, mas impressionantes cenas de efeitos visuais – como as vespas que atormentam o psicólogo aspirante a namorado de Emily, interpretado por Bradley Cooper, Caso 39 tem seu trunfo no elenco e na utilização de truques antigos de câmera: como a abertura de lentes e o chacolhar da mesma; de montagem, com imagens em retrocesso ou aceleração repentina; e de direção de arte, com a construção de cenários maleáveis, como a casa da assistente social que diminui de altura e seus corredores tornam-se mais estreitos à medida que o suspense aumenta, dando a sensação de sufocamento gradativo.
A presença de Renné Zelweger como protagonista ajudou bastante, dando maior credibilidade a uma trama que soube inclusive o seu momento de acabar, sem deixar espaço para continuações desnecessárias. Assim como o suspense Cálculo Mortal, protagonizado por Sandra Bullock há alguns anos, Caso 39 faz uma mescla entre o conflito do presente, apresentando ilações com o passado.  A atriz Renée Zellweger ficou interessada na refilmagem americana de ‘The Eye’, mas o filme foi cancelado, e com isso, ela aceitou participar da produção tensa com 111 minutos de duração.O filme vai alem da pipoca e mesmo com algumas falhas é diversão na certa!  Nota do foose :8




E OS CASOS 39? Como assim?
                             Pôster da versão original do "Caso 39".
Bom, não é natural que um filme com a ganhadora do Oscar tenha tantas dificuldades de distribuição! Depois de pronto o filme foi reeditado, pois os executivos acharam a historia fraca e sem apelo. Eu assisti o trailer (o mesmo abaixo), que foi exibido nos cinemas brasileiros (e nos demais países), e ele contém cenas da primeira versão, quando a história era praticamente outra. Assim, muitos irão se enganar com o que esperarão do filme, até mesmo porque o trailer tem cenas e diálogos fundamentais que não estão na versão que foi lançada nos cinemas lá fora e nem estarão aquiem dvd. Inclusive, o trailer traz a morte de um personagem DUAS VEZES - mas, você só saberá disso quando assistir ao filme.


A "Paramount" assume essa diferença absurda entre trailer e filme, alegando que entre o processo de edição do teaser até o lançamento nos cinemas acontecem muitas mudanças no produto final. No entanto, diz que a outra versão não será lançada em DVD, nem estará entre os extras - o que é uma pena!


Se você ainda não viu o filme, aconselho a não ler os próximos parágrafos, pois trará alguns detalhes dessas diferenças.
O trailer apresentado nos cinemas brasileiros e internacionais traz um começo fiel ao filme, mostrando o desespero de Emily em tentar salvar a menina e conseguir a guarda provisória.
 A situação muda a partir dos 50 segundos, quando vemos a jovem Lilith dizer que "consegue ouvi-los". Depois a nova mudança surge no minuto 1:37, quando algo parece sair do armário de Emily.
Segundos depois, em 1:41, temos uma cena que não está no filme, onde vemos um sem-teto mudando o rosto para uma criatura, seguida por outra onde Emily é puxada para dentro de sua cama. O encontro do Detetive Mike com os cães em seu carro encerra sua participação no filme oficial, já que ao tentar matá-los ele acaba atingindo a própria cabeça com um tiro. Porém, esse mesmo detetive aparece caindo do prédio aos 2 minutos do trailer.
            Uma das imagens retiradas da primeira versão do longa.
"Eles vão me pegar", "Não vão parar nunca", diz Lilith no trailer, mas não no filme. Emily abraçando a pequena assustada e pedindo para algo ir embora - "Deixem-na em paz" - não temos também no produto final. E nem nos segundos finais, quando Emily tapa a boca de uma Lilith medrosa, enquanto a porta é aberta violentamente...
O que podemos concluir dessas alterações é que no filme que seria lançado em 2006,Lilith era uma menina inocente e que algo tenta "arrastá-la para o inferno". Até mesmo a mãe da garota chega a dizer que quando ela nasceu algo veio com ela. Contudo, o filme que você verá agora  é totalmente diferente: Lilith é um demônio, faz coisas ruins, gera a morte das pessoas. 
Por que houve a mudança? É difícil dizer sem um anúncio oficial. Em fóruns espalhados pela internet, há aqueles que acreditam que mudaram porque perceberam que um filme com o impacto de uma criança assassina poderia sair nos cinemas, sem problemas, vide o sucesso de "A Órfã". Há aqueles que suspeitam que o produto final estava aquém mesmo do desejado e precisava haver uma presença física no filme.
No fim das contas, "Caso 39" é um bom filme, sim, mas repete algo já  visto. Provavelmente, a outra versão poderia não ter apelo popular, porém conseguiria destaque por contar uma história um pouco diferente. Apesar de que já tivemos algo assim com "A Filha da Luz"...

Case 39 (EUA, 2007). Suspense. Paramount Pictures.
Direção: Christian Alvart
Elenco: Rennée Zellwegger, Jodelle Ferland, Bradley Cooper.

7 comentários:

  1. Nossa que confusão rsrsrs, mas eu vi o trailer e achei interessante e quero assistir...
    Adoro essa garotinha desde quando assisti Kingdom Hospital

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto! eu estava procurando informações sobre esse filme e cai de para-quedas ak. E adorei o seu texto. Muito informativo e completo. Me deu mais vontade ainda de ver esse filme! Parabéns, você escreve muito bem, é bom ter um lugar que não fica manipulando informação sobre filmes. Me dá raiva assistir os filmes e não encontrar nenhum critico brasileiro falando bem dos filmes. Senti que você é um cinéfilo, falando para cinéfilos. Estava faltando um lugar como esse! Obrigado pelas informações!

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler o post e acabei descobrindo o que não queria, hehehe... É que ainda não vi "Caso 39", mas pretendo locá-lo por esses dias. Já adiei isso duas vezes, acredita?

    ResponderExcluir
  4. POBRE LILITH!! SERA QUE ELA SABE QUE É UM DEMÔNIO É RUIM EM!! NOTA 8 PELO FILME!!

    ResponderExcluir
  5. FILME APAVORANTE MUITO FORTE!!NÃO INDICADO PARA ASSISTIR SOZINHO!!É BOM NÃO TER UMA TV 3 D!! SE NÃO ELA TE PEGA!! MEIO TIPO SAMARA MORGAN !! PESSOAL SEM PIADINHA !! O FILME É BOM TÁ DÁ UMA EXPIADINHA EU DOU 9 ESTRELINHAS PRA ELE , É UM POUCO APAVORANTE!!MENINA PSICOPATA!!! ASS: MISTER LÉO!!

    ResponderExcluir
  6. CADE O VIDEO TRALLER??? SUMIU!!!!

    ResponderExcluir
  7. menina miseravel!! me atormenta até agora!!!como pode uma criança se trasnformar em um demônio??!!lilith era só uma garotinha inofenssiva não fazia mal pra ninguem !!!isso só ate um 30 minutos do filme depois...assista e comente!! a menina infiltra ate na sua mente meia psicopata!!aiii nunca mais...fui!!!!!assinado dhionny!!!arrepiante...!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, elogios ou crítica para que possamos fornecer cada vez mais conteúdos desenvolvidos para VOCÊ e com VOCÊ! E lembrando a todos que não é necessário se cadastrarem como seguidores para comentar (existe até a opção anônimo). Só não vale xinga a mãe!