quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Crítica da Semana: NOSSO LAR


Ficção para uns, realidade para outros. Esta super produção Brasileira é dirigida e roteirizada por Wagner de Assis, que brilhantemente transcreveu para as telonas a obra psicografada por Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier) e ditada pelo espírito de André Luiz, médico protagonista de “Nosso Lar”. Com tanta aridez, violência e pobreza nos temas tratados pelo cinema nacional, Nosso Lar chega para explorar o recém-consolidado filão das produções brasileiras. Com resultados sólidos em bilheterias, os mais pacíficos filmes espíritas chegaram para ficar definitivamente.

A adaptação do romance psicografado carrega no roteiro uma característica comum a esse tipo de literatura: o filme conta uma história simplista. A mensagem é bem clara logo no começo, o que não impede que a mesma seja reforçada constantemente. Há inclusive algumas referências ao méduim mineiro nos diálogos que os espíritos travam na cidade espiritual.

A empresa canadense Intelligent Creatures foi responsável pelos belíssimos efeitos especiais da trama e ostentam em seu currículo trabalhos como “Babel” e “Watchmen”. 
O papel da diretora de arte Lia Renha foi de extrema importância. Iniciou seus trabalhos mesmo antes da pré-produção para compor figurinos, locações e maquiagens que, com tamanha realidade, encantam a quem assiste. A equipe de diretores de “Nosso Lar” fizeram diversas viagens a Toronto Canadá para acompanhar os trabalhos de pós-produção de uma equipe que contava com mais de 90 profissionais, e era liderada por Geoff Scott.
Outra colaboração de fora do país está na trilha composta para acompanhar os aprendizados de André Luiz no além-vida. O músico indicado ao Oscar Philip Glass (As Horas) deixa sua marca nas músicas e soma emotividade.

O Filme tem como base de sua história a saga de André Luiz por três universos em busca do autoconhecimento. O primeiro universo é a Terra, onde André Luiz vive tranquilamente com sua família exercendo a medicina. 
Após seu desencarne o Médico encontra-se no segundo universo o Umbral (espécie de purgatório) e descobre que sua vida terrena não havia sido tão serena quanto pensava. 
No terceiro universo André Luiz somente o conhece devido a suas súplicas por ajuda enquanto amargava no Umbral, até que seres de luz o resgata nas sombras e o leva para a colônia espiritual “Nosso Lar”.
“Nosso Lar” levanta assuntos políticos muito atuais e demonstra um exemplo de sociedade perfeita, onde todas as peças funcionam, principalmente seus governantes.
Nosso Lar cumpre sua missão de tocar os corações dos que seguem a fé de Alan Kardec e também daqueles que têm curiosidade em saber mais do assunto.  Vai alem da pipoca e é diversão na certa! Nota do Foose:10
 FICHA TÉCNICA
Nosso Lar
Roteiro e Direção: Wagner de Assis
Elenco: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosane Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schünemann
Duração: 102 minutos
País: Brasil

O que você espera desse filme? Comente e dê sua Nota... Ajude o nosso Blog e os outros internaltas!

7 comentários:

  1. Eu quero muito ver este filme, mais acho que vai ficar para o seu lançamento em DVD....

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita para falar... rsrs o que dizer? ADOREI!!!!
    Uma otima critica, imparcial,mas colocando todos os pontos em questão.
    Nota 1000 rsrs
    Adoro VC!!

    ResponderExcluir
  3. É Foose, não tenho vontade de ver este filme, mas falam tanto e bem dele que já estou com certa curiosidade, vamos ver estou pensando muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. O filme é lindo e a mensagem mais ainda. Sou meio suspeita em falar, já que sou espírita e estou torcendo para que venham mais como esses no cinema. De um modo geral, me encantei com a criação da cidade Nosso Lar, achei que apesar de ficar claro que é computação gráfica ao fundo, ela está pra lá de bonita. É o tipo de lugar que a maioria gostaria de morar...

    ResponderExcluir
  5. Prezados
    acabei de chegar do Norteshopping, onde assisti o filme NOSSO LAR.

    SALA LOTADA – na sua plenitude.
    gostaria de perguntar ao SR. já que é entendido em filme, porque uma sala totalmente lotada, com senhores, senhoras, jovens, meninos, meninas o filme foi mostrado na sua plenitude, sem nenhum barulho, gracejo, rizadinha ou deboche?
    independente de roupagens, som, efeitos especiais, etc
    um silencio celestial, onde todos os presentes , com os olhos grudado na tela.

    Em dez dias o filme acumulou 1,6 milhão de espectadores com uma bilheteria de mais de R$ 16 milhões –

    PARA MINHA OPINIÃO, FOI MOSTRADO O QUE NÓS QUERIAMOS VER.

    ATT
    DRSLEMOS.’.

    ResponderExcluir
  6. Olá DRSLEMOS!

    Você já respondeu sua pergunta! O filme entrega exatamente o que queríamos ver. Tudo bem que um filme com esse tema, atrai principalmente seu espectador alvo( não me refiro aos Espíritas mas pessoas de bem, com interesse voltado para uma bela historia).Já tive a oportunidade de ler algumas críticas que dizem que o filme é voltado para um publico especifico, e por isso esse respeito de quem está vendo o filme. Mas eu discordo! A historia envolve, tudo no filme é belo, mas o foco é na historia! É muito interessante ver as reações nesse novo tipo de cinema Brasileiro. Só presenciei reação parecida com o filme "A PAIXÃO DE CRISTO- Mel Gibson". Acho que o filme trás um foco e uma visão diferente para o cinema Brasileiro. Todos deveriam assistir!

    Muito obrigado por dividir sua experiência com todos que visitam esse espaço! Obrigado e um grande abraço...


    Foose.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que, a mim em especial, "Nosso Lar" deixou-me, além de extremamente comovido, impressionadíssimo pelo teor de acurada técnica não só no que diz respeito a efeitos virtuais, mas na interpretação da idéia ditada pelo livro. Que belos cenários, quanto bom gosto, e que feliz direção, que montagem! As sequência dos "takes" exprimiam uma dinâmica de graduação de sons e imagens de níveis de intensidade muito bem dosados relativo às circunstâncias. E a execução dos temas incidentais? Por meio de nuanças, variando do fortíssimo ao pianíssimo, quer em progressão mais ou menos lenta, quer em oposição brusca, tudo se consolidava em consonância com planos, anglos e iluminação perfeitos sem nada dever às produções hollywoodianas. Enfim, um trabalho de heróico, realizado com grande apuro, de qualidade mesmo, sem comentarmos sobre a atuação do talentoso protagonista, Renato Prieto, e todos os demais atores que tomaram parte nos acontecimentos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião, elogios ou crítica para que possamos fornecer cada vez mais conteúdos desenvolvidos para VOCÊ e com VOCÊ! E lembrando a todos que não é necessário se cadastrarem como seguidores para comentar (existe até a opção anônimo). Só não vale xinga a mãe!